domingo, 25 de maio de 2014

A violência contra idosos

Hoje em dia a violência contra idosos aumenta a cada dia mais, tais como as causas externas, como os acidentes, a violência e os maus tratos. As leis que protegem os idosos não são o bastante para que eles tenham uma vida direita, Os idosos estão cada dia mais esquecidos pela sociedade. Os acidentes e violências é a maioria das causas de morte de idosos com 60 anos de idade, ou mais no Brasil. Esses idosos sofrem violência por pessoas que são contratadas para cuidar, mas que acabam cometendo violência, extorquido e ameaçando, se aproveitando da fragilidade dessas pessoas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou de pessoas próximas. E também os familiares acabam pondo essas pessoas em asilos, para não ter o trabalho de cuidar. 
Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias. Se o idoso vir a sofrer maus-tratos, a pessoa que féis isso com o idoso poderá responder por crime. As pessoas que contém violência contra idosos, são mais o jovens, por eles pensarem que o idoso é um velho chato, doente, passivo e incapacitado, por isso a importância da família em acompanhar os pais e cuidarem. Os recursos da comunidade também podem ser úteis para a pessoa idosa e para os cuidados.
Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Cometer a violência contra um idoso pode levar a Pena - detenção de dois meses a um ano e multa. Pode-se afirmar também que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa.
A população idosa terá participação importante no crescimento. O estudo indica que serão 490 mil pessoas com mais de 60 anos em 2020, ou 15,6% da população. O crescimento previsto no número de idosos é de 62,2% até 2020 (hoje são 302 mil idosos, ou 10,8% do total). 


E.E.E.M.F. Joaquim de Lima Avelino
Nome: Phelipe Fregona
Serie: 3º b2


15 de junho dia mundial de combate à violência contra o idoso, Para denunciar qualquer ato de violência contra um idoso, basta ligar para o Dique 100, de qualquer localidade do país.

4 comentários:

  1. Interessante ressaltar sobre a violência contra os idosos, é um caso bem carente de exposição, mais que acontece todos os dias ao nosso redor. Muitos idosos sofrem com a violência cotidiana tanto de estranhos como de parentes. Assunto de extrema importância que era pra ser de conscientização de muitos. Parabéns ao blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise, :D sua opinião é de bastante importância.

      Excluir
  2. O grande problema no nosso país na consciência da sociedade.
    Devemos não somente respeitar e cuidar dos nossos idosos, mas também recriminar toda e qualquer agressão, se por parte da sociedade, por parte das autoridades desse nosso país. Temos que garantir uma vida digna nessa fase da vida dele, pois eles foram os que fizeram pelas futuras gerações assim como nós jovens também faremos. Vamos olhar por nossa 3ª idade e garantir seus direitos.

    por HundretyWillegaignon

    ResponderExcluir